Rua Oscar Freire, 2213 - São Paulo-SP 11 3085-1057

Pastilhas

A Pastilha é um dos Revestimentos mais antigos que existem no mercado,são muito utilizadas e têm a preferência de muitos condomínios, construtoras e Arquitetos devido a sua praticidade, Resistência, beleza e baixo custo de manutenção.

Os primeiros edifícios brasileiros contendo revestimentos de pastilhas cerâmicas ou vitrificadas surgiram por volta de 1950, com excelentes resultados, devido a facilidade de acabamento e aparência. Devido à facilidade na combinação de cores, brilho e textura o consumidor brasileiro.

A Pastilha é utilizada de diversas maneiras, seja como Revestimentos ou como Painéis artísticos decorativos, com mosaicos, desenhos, alguns compondo paredes, fachadas de edifícios, outras aplicações.

A aplicação das pastilhas é simples, compreendendo, basicamente, quatro etapas sequenciais: a preparação da superfície a ser revestida, a aplicação da argamassa nas superfícies , a fixação das placas de pastilhas na superfície com pressão e no final limpeza e rejuntamento da superfície.

Indicamos sempre trabalhar com produtos específicos.

Antigamente ocorriam algumas Anomalias após a instalação das pastilhas como por exemplo a ocorrência de desprendimentos,em reduzidas proporções, são normais nesse tipo de revestimento, devido às próprias características do mesmo. Tratando-se de conjunto de placas com dezenas de milhares de pequenas unidades,Nos casos das pastilhas de menor tamanho é compreensível a impossibilidade técnica de haver fixação absoluta dos milhares, ou até mesmo milhões de peças componentes nas placas desses revestimentos, principalmente nos casos de fachadas, deve-se considerar a possibilidade da ocorrência dessas anomalias, também, devido às naturais movimentações da edificação.

No decorrer da vida útil de qualquer edificação são compreensíveis, também, outras ocorrências dessas anomalias devido às constantes e inevitáveis movimentações da estrutura devido às variações térmicas diárias, principalmente nas fachadas, ora com dilatações diurnas devido à incidência do sol (+ 40°C), ora devido às retrações noturnas devido às baixas temperaturas (5ºC). Falhas de execução ou materiais inadequados podem, também, provocar anomalias por falta de aderência. Tais problemas, porém, costumam se manifestar logo nos primeiros anos da instalação.

Manutenção

A boa manutenção dos revestimentos em pastilhas requer tão somente a limpeza periódica e revisão dos rejuntamentos anualmente, sem embargo dos reparos devido à ocorrência de desprendimentos de pequenos trechos, trincas e “bolhas”. Tradicionalmente, porém, os condomínios brasileiros não fazem à manutenção das fachadas, motivo da deterioração precoce e redução da vida útil desses revestimentos.

Em geral, as fachadas revestidas com pastilhas apresentam bom desempenho, apesar das anomalias inerentes às suas características mais intrínsecas.

A necessidade de assistência técnica e manutenção, na fase de garantia, e da continuidade da manutenção ao longo da vida útil das fachadas e ambientes em pastilhas, são imprescindíveis para o bom funcionamento desse revestimento. A execução dos inevitáveis reparos, limpezas e rejuntamentos, para preservar a vida útil, não “sensibilizam” os condomínios, pois mesmo sem tais cuidados, esses revestimentos resistem a uma vida útil longa, de aproximadamente 30 anos, sem embargo dos prejuízos estéticos e riscos devido ao agravamento das anomalias.

Principais características da Pastilha de vidro

  • Acabamento superior às de cerâmica ou porcelana,As pastilhas de vidro nunca perdem o brilho e a cor original.
  • Absorção de água abaixo de 0,5%, ou seja, praticamente 0,0%.
  • é resistente a produtos químicos, como ácidos e alcalinos.
  • Não retêm sujeira, o que facilita a limpeza, pois dispensa produtos especiais em sua manutenção.
  • Coeficiente de dilatação térmica praticamente zero.
  • Funcionam como isolante elétrico, apresentando condutividade quase zero.
  • Alto isolamento térmico, proporcionando conforto ao ambiente interno sem absorção de calor.
  • Versatilidade, com aplicações diversas em ambientes internos e externos, apresentando sempre excelente resultado estético.